Metodologia

A VOICED, baseando-se em linhas teóricas de aquisição da língua como o sociointeracionismo e o construtivismo cujos princípios dizem, respectivamente, que todo conhecimento se dá socialmente por meio do contato com o mundo ( o outro ) ; e que o desenvolvimento linguístico construído pelo sujeito é resultado de uma atividade estruturadora ao interagir e reagir ao mundo físico e social; valoriza muito a interação do professor com seus alunos bem como de todos aqueles que em sala estão visando a construção do conhecimento linguístico  por meio da interação constituindo-os, assim, como falantes e produtores da língua-meta.

Objetivando reproduzir o processo natural de aquisição da língua-materna, sabendo-se que a fala precede a escrita, a VOICED adota conceitos do método direto e audioral de ensino de língua, métodos esses que dão extrema importância a expressão falada antes de qualquer apresentação ao sistema lecto-escrito. A transição da expressão falada para o sistema lecto-escrito, escrita e leitura, acontece aos poucos conforme a pronúncia tiver sido bem fixada e o aluno começar a dominar as unidades fonológicas e sintáticas utilizando  língua-meta em aula desenvolvendo, desta forma, um conhecimento da língua por meio da conversação natural sem recorrer às análises gramaticais e a tradução. A aquisição e domínio da gramática acontece respectivamente pela dedução e prática (impregnação), recusando o uso da língua-materna em aula a fim de expor ao máximo o aluno ao novo sistema linguístico. Em últimos casos a utilizando, caso seja necessário, para dar explicações sobre os tópicos abordados e para certificar-se de que as instruções foram compreendidas. Dedicando a maior parte à prática/ uso da língua Inglesa.

A atribuição de significação às palavras e frases se dá por meio da apresentação de imagens, objetos ou ações apropriadas, mímicas, gestos ou comentários feitos na língua-meta.

A VOICED baseia-se, também, nos conceitos da gramática gerativa-transformacional em suas aulas. Calma! Não se trata de regras gramaticais, e sim de dois eixos nos quais nos baseamos. Respeitando o eixo sintagmático, de combinação, e utilizando o eixo paradigmático, de seleção, produzimos sequências não-termináveis de frases.

Escolhas lexicais

Tendo em vista que aprendemos palavras e estruturas importantes para nos comunicar com as pessoas que nos cercam e para expressar nossas necessidades e considerando que o reconhecimento das unidades lexicais, palavras, se dá por meio da frequência de uso, familiaridade e disponibilidade que é a capacidade de evocar uma palavra em uma situação contextual específica, a VOICED busca construir um vocabulário ativo baseando-se em uma limitação estatística do vocabulário; a construção de um vocabulário julgado importante; e em uma limitação empírica do vocabulário; a construção de um vocabulário que a VOICED julga interessante e importante; aplicando as leis de semelhança e de contraste que dizem respectivamente que itens similares tendem a ser observados sob a forma de um grupo e, consequentemente, são mais fáceis de aprender quando comparados aos itens que não demonstram nenhuma relação entre si; e que um significante pode sugerir seu contrário ou seu semelhante; trabalhando com a repetição para o aluno memorizar as assimilações mantendo, também, seu interesse bem como fazendo-o perceber os traços distintivos dos sons para que possa reproduzi-los com máxima fidelidade.

Escolhas estruturais

Quanto as escolhas estruturais, a VOICED faz um estudo contrastivo dos dois sistemas linguísticos ( contrastive analyses ) a fim de identificar as interferências e a partir daí prever e entender melhor os erros cometidos pelo aluno adotando abordagens adequadas para o ensino da sintaxe, organização das palavras dentro da frase.

Método verbotonal de correção fonética

A VOICED preocupada com a pronúncia do aluno a fim de que ele não adquira maus hábitos articulatórios intervêm, assim que percebe que os sons não foram reproduzidos com a máxima fidelidade, de forma eficaz levando em conta a entoação, duração e intensidade que são as características dos sons responsáveis por desempenhar um papel importante na compreensão oral e podendo até gerar erros de interpretação garantindo ao aluno segurança ao se expressar, verbalmente.

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São Paulo / SP